sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PIB per capita x crescimento

Também roubado da Economist, ótimos gráficos para esfregar na cara do seu amigo semi-letrado em economia que diz que "as economias da Europa são um lixo, crescem menos até que o Brasil". Por outro lado, essa evidência enfraquece a ideia da "middle income trap": tiveram crescimento mais acelerado os países que partiram de um nível médio de PIB per capita.


7 comentários:

Anônimo disse...

Onde está o Brasil neste gráfico?

André disse...

Hmmm. Ponto para a teoria do desenvolvimento semi-periférico.

Anônimo disse...

off-topic: quem diria, os bolivianos dando lição de moral nos corinthianos! Quem peguem uns bons anos de cadeia os marginais que se dizem torcedores! Será que o lula vai visitar o evo, pedindo arrego para os mano?

Anônimo disse...

Não entendi os gráficos

Drunkeynesian disse...

O primeiro é o crescimento do PIB per capita em função do nível inicial dessa mesma variável - mostra que países que partem de níveis elevados (a partir de uns $20k) têm crescimentos menores, mas desaprova a ideia de que países de renda média têm mais dificuldades para crescer.

O segundo tem o mesmo eixo horizontal, mas na vertical mostra os episódios de desaceleração em função do nível inicial do PIB. Acho que a conclusão é que o crescimento é mais frágil para PIBs menores.

Anônimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento

Anônimo disse...

Solow já sabia.