quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Gráfico do Dia - Gorjeta x Corrupção

Estava na Veja de duas semanas atrás, de um estudo de professores de Harvard e Stanford. Não achei a versão integral aberta, mas aqui tem uma matéria da Harvard Business School falando do trabalho. Trecho:


"In a sense, both are gifts intended to strengthen social bonds and each is offered in conjunction with advantageous service. One could even argue that the main difference between the two acts is merely the timing of the gift: Tips follow the rendering of a service, whereas bribes precede it."



Numa linha parecida, há esse paper de 2006, que liga a quantidade de multas recebidas em Nova York por diplomatas na ONU com a corrupção de seus respectivos países.

9 comentários:

Leo Monasterio disse...

Eu sei como é complicado acertar essas bases de dados, mas está faltando a China (zero gorjeta e corrupta) e Hong Kong (gorjeta e bem honesta, dizem). E Itália e França, até onde me lembro, não tem gorjeta.
(Estou falando só de restaurantes...)

Anônimo disse...

Aqui não vejo ninguém dar gorjetas, ela estaria regulamentada com o nosso 10%?

Anônimo disse...

nao sei como fizeram essa media dos paises mas em alguns deles bartenders/garçons vivem de gorgeta e nao recebem salarios, logo a media vai p cima. Por outro lado India por exemplo tudo tem gorgeta mesmo que a pessoa receba salario pelo servico. mas muito interessante o grafico

Cleuson disse...

Na minha modestíssima opinião, o que ocorre é o oposto que a pesquisa indica: países com alto grau de corrupção tem tendência a dar altas gorjetas.

É isso.

JGould disse...

Que tal traçar um gráfico com a seguinte argumentação: Países que têm bancos de desenvolvimento "social" e, investem maciçamente em açougues, são mais corruptos?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

DK, totalmente off topic, mas você conhece algum lugar em São Paulo que ofereça um bom curso de excel com foco em mercado financeiro?

Drunkeynesian disse...

Putz, nunca fiz curso de excel... mas procura esses caras, se for ruim pelo menos eu conheço o dono e posso puxar a orelha:

http://www.facebook.com/EXdois

Anônimo disse...

Drunkeynesian, meu fofo, e você, acredita nisso?