quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Gráfico do dia - mercados imobiliários

Uma perspectiva de longo prazo interessantíssima, que mostra que, em termos reais, os preços de casas nos EUA estão praticamente no mesmo nível que há 112 anos. Levado a sério esse dado, uma possível conclusão é que a bolha que estourou nos EUA em 2007/2008 era muito mais um problema de alavancagem do que de valorização excessiva desse tipo de ativo. Outra é que os preços atuais podem ser a oportunidade de uma vida.


Tirado do Credit Suisse Global Investments Returns Yearbook 2012, que tem muitos outros insights valiosos (dica: Abnormal Returns).

14 comentários:

Daniel disse...

Longe de ser um bajulador, mas esse é o retrato de uma economia estável...Interessante seria ver esse gráfico para o Brasil...

Drunkeynesian disse...

O pesquisador que conseguir levantar esses dados pra 100 anos no Brasil (ou mesmo 50, ou 30) ganhará minha eterna admiração.

Frank disse...

o q leva os US a serem consistentemente mais fiéis a 1900?

a diferença para os outros é gritante.

ou o preço de 1900 nos US já capturava o aumento fruto de melhorias urbanas e as preços no preço por conta do espalhamento das cidades (algo q deve ter contribuído para o crescimento de preço nos outros países), ou ....

olhando pela renda (preço ofertado é o preço q o mercado demandante "encaixa"), tb não dá pra entender, pois a renda per capta nos US explodiu nesses 100 anos.

Frank disse...

"...melhorias urbanas e as PRESSÕES no preço por conta do ..."

Drunkeynesian disse...

Me ocorreu agora que talvez a valorização tenha uma relação com quanto da população migrou das zonas rurais para os maiores centros urbanos, ou quanto da população se concentrou nesses centros. Dá um bom trabalho pro pessoal de demografia.

Drunkeynesian disse...

Me ocorreu agora que talvez a valorização tenha uma relação com quanto da população migrou das zonas rurais para os maiores centros urbanos, ou quanto da população se concentrou nesses centros. Dá um bom trabalho pro pessoal de demografia.

Frank disse...

um outro corte é país continental X país confinado / pequeno, mas como explicar a Austrália ?

Anônimo disse...

Acho q vc viajou nas suas conclusões

Preço de imovel é um evento caótico com milhares de fatores, mas que na média é sempre atraída pela "lei da gravidade", ou seja, morar tem um valor relativamente igual ao longo do tempo

O livro "1808" traz indices corrigidos de valores no Rio quando a familia Real chegou. Se tomar isso como base, os preços caíram, mas tbm as famílias diminuiram e as casa tbm

Drunkeynesian disse...

Pela sua lógica, tem uma bolha na Austrália umas 10x pior que a dos EUA.

Como o historiador econômico Laurentino Gomes corrigiu os preços?

Moska disse...

Moro na Australia ha 2 anos e ainda estou tentando entender o mercado imobiliario (e financeiro como um todo).
O que me parece, pelo menos em Sydney, eh que devido a lei de zoneamento que nao permite maior densidade de residencias em areas proximas ao centro, junto com a expansao da cidade (por migracao de outros paises bem como de areas rurais) aumenta o valor dos imoveis pois as pessoas relutam em morar mais longe e perder ate 1h no transporte publico (ou pagar ate$100 por uma diaria de estacionamento no distrito comercial)..

Porem, comparando com os precos de sao paulo, olhando apenas tamanho do apartamento e localizacao (deixando de lado qualidade dos materiais, facilidades etc...), nao acho que os precos estejam muito mais esticados do que nas areas nobres de SP...

Drunkeynesian disse...

Valeu pelas impressões de Down Under, Moska. O que eu ouço sempre falar é que aí (e na costa do Pacífico do Canadá) tem muito dinheiro chinês.

Anônimo disse...

respodendo:
O laurentino usou site oficial, não psso confirmar pq o livro era emprestado, arqueologia brava isso.

A Australia é efeito China,
UK e NOr diria estão fora do Euro (a moeda) pode ser artificial

França e Holanda houve mesmo melhoria, o turismo/per capita é significativo.

Anônimo disse...

Se é um problema de alavancagem, a série USA não deveria apresentar uma aceleração relativa maior em algum período de tempo?

Drunkeynesian disse...

Alavancagem não só do mercado imobiliário, eu quis dizer.