quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Acha que estamos em uma nova bolha de tecnologia? Vai tentar vender...

Já devo ter reproduzido aqui uma meia dúzia de vezes a tabela abaixo, que está acompanhando o mercado de ações de internet / tecnologia na medida em que passos da bolha que estourou em 2000 vão sendo repisados com precisão assustadora (clique para aumentar):


Talvez o diagnóstico seja preciso e estejamos mesmo em uma bolha, que, quando estourar, vai deixar os acionistas de algumas companhias com uma pequena fração do que investiram. Porém, como também já escrevi aqui, tentar lucrar antecipando o estouro de uma bolha é das coisas mais ingratas que um especulador pode se dedicar a fazer. Meu amigo Veiga tem o estranho prazer de acompanhar algumas companhias abertas com negócios mais ou menos estranhos baseados na internet. Com a ajuda dele, montei a tabela abaixo, acrescentando o índice Nasdaq e alguns outros casos que considero emblemáticos:


Timing is a bitch... por enquanto, em 2012, ganharam os que identificaram a bolha e, seguindo a máxima de George Soros, compraram e estão surfando. Se a história se repete, teremos, como em 2000, muita gente inteligente perdendo dinheiro mesmo com a visão de médio / longo prazo se provando correta. Esse negócio de tentar ser mais esperto que o mercado é muito, muito difícil.

4 comentários:

iconoclastas disse...

"Esse negócio de tentar ser mais esperto que o mercado é muito, muito difícil."

isso é pq vc não fez o cursinho da xyz investimentos CCTVM.

altas dicas para virar um market timer de primeira...

;^)))

Drunkeynesian disse...

É, não fiz nem esse, nem aprendi a usar a agulhada do Didi. A vida é mais difícil.

EduardoHG disse...

E aqui? Tem alguma visão? Vai uma IDNT3 aí?

Drunkeynesian disse...

Virei o ano short Nasdaq x long S&P500, saí na primeira semana (ainda bem). Se o "bolhômetro" está certo, ainda estamos na fase que é mais fácil comprar e surfar na bolha do que vender, mas eu não tenho essa coragem - típico caso que é muito mais fácil falar do que fazer.