quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pequenos ataques à liberdade em São Paulo e Buenos Aires

Algumas anedotas que me deixaram meio triste nos últimos dias:

- O Marcelo Rubens Paiva diz que a vigilância sanitária de São Paulo proibiu a venda de ovos com a gema mole. Hein? É isso, mesmo. Ovos de gema mole são uma ameaça à saúde dos paulistanos, assim como o vinagrete das barracas de pastel e o açúcar mantido em açucareiros. O governo diz, você não pode pensar e escolher. No caso dos ovos, a desculpa é a contaminação pela bactéria salmonela -- seguindo a mesma linha, o próximo passo é proibir o comércio de carne de frango e maionese não industrializada (também sujeitas à contaminação por salmonela). Nos Estados Unidos, me diz a Wikipedia, trinta pessoas morrem por ano contaminadas por ovos de galinha. Cada americano consome, em média, 255 ovos por ano (dado da International Egg Commission - sim, isso existe), de onde é fácil calcular que há uma morte a cada 2,6 bilhões de ovos comidos. No julgamento das autoridades daqui, esse risco exorbitante justifica uma proibição. Gostaria de ver também os dados para a contaminação por vinagrete e por açúcar de açucareiro. E fico assustado com o que podem pensar de tantas outras atividades com riscos muitas vezes maiores que o de comer um ovo mole (atravessar a rua, andar na chuva, ir a um jogo de futebol...).

- A prefeitura de Buenos Aires resolveu, em certa medida, lembrar os piores dias dos tempos de ditadura: agora qualquer cidadão que flagrar uma infração de trânsito pode delatar o infrator enviando um e-mail com foto à prefeitura. Muito mais fácil do que educar o povo ou aumentar a fiscalização oficial, claro. Mais na Folha.

3 comentários:

Danilo Balu disse...

Garotão, não sei de onde ele ou o padeiro tiraram isso. Há recomendação sobre como se preparar um ovo de modo mais seguro, mas não há lei que proíba gema mole. Há, sim, lei que proíba venda de alimento com uso de ovo cru. Nada de gemada a caminho do trabalho pra dar aquela levantada na moral...

A de BsAs é restrita a assinantes. Uma pena...

Drunkeynesian disse...

Tem no Clarin sobre Buenos Aires:

http://www.clarin.com/ciudades/vecinos-podran-denunciar-faltas-transito_0_276572422.html

Danilo Balu disse...

22/08/2010
Fiscais de trânsito à paisana
BUENOS AIRES

Buenos Aires está cheia de fiscais de trânsito. Há dois meses, os motoristas podem ser multados por qualquer pessoa que flagre uma infração e envie um e-mail à prefeitura.

Até agora, o sistema de denúncias "cidadãs" resultou em 1.507 multas. Cerca de 95% foram casos de estacionamento em local proibido. Outras 1.600 denúncias acabaram descartadas por estarem incompletas.

A única exigência do órgão de trânsito é que o e-email chegue com a foto do carro flagrado em situação irregular e a identificação do "dedo-duro", que pode ser chamado para confirmar as informações.

A prefeitura de Buenos Aires diz que não tem condições de fiscalizar todos os bairros e que o sistema busca incentivar a participação dos cidadãos na resolução dos problemas da cidade.

Escrito por Gustavo Hennemann às 19h40