segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O interminável reinado do CDI

Deve haver poucos lugares onde a máxima “dinheiro é rei” vale tanto quanto no Brasil. Em tempos de crise, diz a sabedoria dos mercados, ter dinheiro em caixa, mesmo sem receber juros, é imperativo para o bom desempenho de qualquer carteira de investimentos. Primeiro, porque em tempos difíceis não perder é a maneira mais fácil de bater a concorrência. Segundo, porque a flexibilidade decorrente permite aproveitar as boas oportunidades que uma liquidação generalizada proporciona. Por aqui, entretanto, mesmo nos períodos de bonança não é fácil bater o rendimento do dinheiro emprestado por um dia, com garantias, para bancos (ou para o banco central).

O resto do texto está no Estadão.

4 comentários:

12358111930 disse...

Dk, o que lhe faz crer que os preços não estão em um patamar fair enough?

Teremos isso? http://www.marketwatch.com/story/scary-1929-market-chart-gains-traction-2014-02-11

Fernando A. disse...

Depois da apanhar da bolsa, renda fixa longa, imóveis e mais recentemente do câmbio, o CDI quer atrair recursos.

Anônimo disse...

Drunk,
Sem falar de reformas obvias que seria necessarias mas que foram ignoradas tanto por FH qt pelo PT. Nao deveria ter tido uma substituição de LFT por LTN por parte do Tesouro quando o juro estava no low? Ate que ponto tem pressao da Febraban nisso na sua cabeça? Sera que o over nunca vai acabar? Claro que a vol do pré machuca todo mundo, mas se não desarmaram essa bomba no cenário azul "christ-the-redeemer-taking-off". Quando e como fazer? Abs FR

Anônimo disse...

Infelizmente a análise tem alguns vícios que escuto com frequência quando se fala de mercado acionário vs cdi, que prejudicam bastante as conclusões finais. Vamos aos principais: (1) mercado acionário não é igual ao Ibovespa. Ibovespa é (era, agora que foi corrigido) uma aberração da natureza. IBX 100 é muito mais fidedigno como termômetro do mercado. É como se um jornalista americano estivesse usando o Dow Jones para falar da bolsa de lá. Nesse mesmo período (2004 a 2013) o IBX bate o CDI em uns bons 50 pontos percentuais. (2) Se você está comparando estratégias buy & hold de tão long prazo, há que se considerar o benefício que se pode extrair de ações através do aluguel das mesmas. Chuto que isso deve ter rodado na média em 2% ao ano. Mesmo que você não consiga doar toda a carteira durante esse período, acho que seria fácil conseguir mais 1% ao ano no seu portifólio, nada desprezível. (3) Com um investimento em ações de longo prazo, você consegue diferir a maior parte dos impostos. Aplicando em CDI, provavelmente você estaria em um veículo que cobraria o imposto regularmente, como por exemplo o come-cotas de um fundo. Isso pode fazer uma diferença brutal no seu dinheiro no bolso ao fim de longos períodos, como o em questão.