Sobre o blog

Setembro/2010

Comecei este blog há três anos, inicialmente para pegar no pé do jornalismo econômico brasileiro e falar mal do Guido Mantega. Desde então, percebi que é perda de tempo ficar apontando erros nos cadernos de economia por aí (os jornais, revistas e sites simplesmente não conseguem pagar gente qualificada, ponto), e passei simplesmente a dizer o que penso sobre alguns temas, chamar a atenção para algo que achei interessante e registrar alguns pensamentos que me ajudam a manter uma certa honestidade intelectual (não pretendo pedir para que um dia esqueçam o que escrevi). Com menos frequência, continuo falando mal do Mantega, é irresistível.

Aqui, como dá para perceber pelos tags aí do lado, eu falo muito de mercado financeiro, de conjuntura econômica e do Brasil. Gostaria de falar mais sobre desenvolvimento (o tema que acho mais interessante do que já estudei), mas me falta bagagem e o assunto está um pouco longe do meu dia-a-dia - ainda assim, de vez em quando dou meus pitacos. Da teoria econômica que se ensina na graduação eu falo pouco: o debate na maioria das vezes é religioso e pouco criativo, e não estou disposto a discutir crenças que atropelam evidências.

Quando comecei a escrever aqui, acreditava muito mais em acadêmicos, bancos centrais e mercados eficientes. Os fatos mudaram, e mudei minhas opiniões. Hoje em dia acho o mainstream acadêmico de uma pobreza intelectual e falta de ousadia gritantes, estou convencido que banqueiros centrais trabalham para o sistema bancário e sei que se finanças fossem um ramo do conhecimento tão sério como alguns dos seus praticantes querem nos fazer acreditar, a distância entre o comportamento real dos mercados e a tal hipótese dos mercados eficientes já teria empurrado para o limbo do esquecimento 90% do que se ensina sobre o assunto hoje. Acima de tudo, tenho aprendido a ser humilde e a questionar qualquer "verdade" estabelecidada em ciências sociais. Também tenho repensado a minha admiração pela música do João Gilberto, mas ainda estou longe de uma conclusão.

A apresentação de quando o blog foi criado está aqui. Mais sobre o autor aqui.