quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Há exatos 10 anos pagava-se 4 reais por 1 dólar

Há exatos 10 anos eu era estagiário com pouco mais de um ano no mercado financeiro, e a taxa de câmbio dólar / real, no surto do mercado ainda não convencido do "Lulinha-paz-e-amor", foi a 4. O Valor lembrou da ocasião; abaixo está um gráfico da taxa de câmbio desde então e de uma conta que fiz de qual seria o câmbio equivalente que levasse em conta o diferencial de juros (CDI - Fed Fund, eu sei que é uma aproximação algo imperfeita, mas não longe da realidade) - ou seja, quem vendeu dólares e comprou reais em 10 de outubro de 2002 teria hoje um ganho equivalente a um movimento do câmbio de 4 reais / dólar para 0,64 centavos de real / dólar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu ganhei uma grana com essa crise, poderia ser mais, mas em grande parte a responsabilidade foi do governo da época que não fez nada, ficou parado e as pessoas começaram especular e muito com dólar.

A discussão se medo da oposição até teve, mas a falta de dólares era patente, não devemos esquecer que o Brasil tinha quebrado logo após a eleição anterior, eu ouvi muita gente que aconteceria o mesmo por isso agora queria ganhar.

Mas, fica o lucro.

Abraços e excelente blog,

Marcelo

Anônimo disse...

depois ficou claro que o movimento era de queda, mas demorou para perceberem (e influenciarem) o movimento. muita gente perdeu dinheiro no começo tanto com o USD como com os titulos externos porque prevalecia aquela memoria de que no Brasil sempre algo daria errado. E obviamente foi dificil perceber o ciclo de commodities (e seus efeitos) de antemao.

Anônimo disse...

Engraçado... as pessoas só ganham. Como pode isso? Nunca ouvi algupém falando que perdeu dinheiro. Deve ter alguma instituição de caridade para os investidores que perde dinheiro de propósito

Anônimo disse...

Quem comprou parte dos meus dólares perdeu e muito, quando casei perdi. Mas, o Brasil tirando quem entra nos picos dos mercados como de ação, dólar ou acredita no governo sempre ganhou, mesmo investimentos conservadores aqui nós tínhamos almoço e jantar grátis com fundos DI etc, é difícil ter no mundo um investimento tão sem risco com retorno daqueles.

Na verdade a brincadeira começa agora, por isso todos estão ouvindo e lendo tudo para compreender melhor se o atual panorama continua de juros baixos, ou voltaremos a festa dos altos.

Marcelo

Anônimo disse...

"As pessoas só ganham"... Não é que sejam mentirosos.

É que foi muito fácil ganhar dinheiro no brasil mesmo... Teve o boom da bolsa, depois o boom dos imoveis, e (quase) sempre um juros livre de risco obsceno. Grosso modo, não ficou rico nos últimos 15 anos quem não quis (ou não tinha capital, claro).

Anônimo disse...

Acho engraçado quando dizem que o dólar chegou a 4 reais e o governo "não fez nada". O que poderia ter feito? Que eu saiba, o Banco Central do Brasil não tem como emitir dólares... as duas saídas "convencionais" eram:

Plano A: aumentar as taxas de juros
Plano B: pedir um empréstimo emergencial para o FMI

As "não convencionais" poderiam ser o que a Senhora K está fazendo na Argentina... tabelar e controlar com mãos de ferro a compra e venda de dólares. Isso só agravaria o problema.

Ou, sei lá, cancelar as eleições e colocar Pedro Malan como príncipe regente...

Anônimo disse...

Começando pelo final seria engraçado dar promoção a quem não sabia o que fazer ou não queria.

Se fosse para fazer cara de paisagem eu colocaria a miss brasil de 2002 Joseane Oliveira pelo menos tinha algum conteúdo.

Ir ao FMI não é feio para países que não tem fundamentos sólidos como era o nosso, já tínhamos ido três vezes em quase 10 anos, por que não?

Afinal, foi aparecer dólar no mercado que a cotação caiu.

O que não dá é pagar o salário que não faz nada, isso só no governo.