quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gráfico do Dia - Metas de Inflação

Roubado do Valor de hoje:


14 comentários:

Alex Catarino disse...

Essa demonstração de que muitos países falham as metas é importante para que os Brasileiros deixem o complexo de vira lata de lado.

Já morei em Portugal e na França e convivi com pessoas que moravam na Itália. A impressão que tenho é que o Brasil não é muito pior do que a média no que diz respeito a competência administrativa (pública e privada).

Esse quadro ainda mostra o quão difícil é segurar a inflação em torno da meta, então tenham calma ao criticar o Governo e o BC.

Pedro Faria disse...

Faltou levar as bandas em consideração...

Anônimo disse...

Catarino, analisa os casos do Reino Unido, Suécia, Israel, Chile, Noruega e Colômbia. Analisou? E aí, ainda achas que devemos "ter calma ao criticar o governo e o bacen"?

Anônimo disse...

Chile?!
por esse gráfico o Brasil está melhor que o Chile, não?

deixando as picuinhas de lado por um momento, por mais que eu esteja de saco do cheio das "viúvas das metas" (ooopa, fiz picuinha, não acho que esse gráfico deva deixa os brasileiros mais tranquilos.
Nós temos ainda um problema de inflação alta, sim. Principalmente levando em consideração o baixo crescimento do PIB nos últimos dois anos (não estou acusando trade-off PIB-inflação, peloamorde) e o crescimento ainda mais incompetente da nossa produtividade nos últimos... alguém se arrisca?

ps: já tava sentindo falta do quadro "gráficos do dia".

Drunkeynesian disse...

Brasil tem, sim, inflação estruturalmente alta, e é de se pensar onde estariam os juros se o BC resolvesse levar a inflação à meta sem mexer em nenhuma outra variável. Também não acredito muito no descontrole que muita gente prega...

Anônimo disse...

Sem comentarios sobre o debate?

Anônimo disse...

Inflação não é meramente um fenômemo monetário,logo não se combate apenas com taxas de juros, ainda mais no Brasil, e é o que se vem provando... É MUITO mais benéfico ao Brasil passar 1% da meta de inflação do que pagar 3% a mais de juros pra captar recursos. Qualquer economista não vulgar sabe disso, menos os da Globo News e todos outros que servem aos interesses do capital valorizado na esfera da circulação e não da produção.

Drunkeynesian disse...

Hahahaha, eu vi o debate, mas meus comentários são de turma do amendoim...

Claramente o Romney foi melhor, mas não parece ter sido algo que vai mudar substancialmente a corrida.

Anônimo disse...

Prezado drunk, sei que aqui não é consultoria de investimento, mas vou me atrever:

Onde o pobre diabo do trabalhador brasileiro enfia seus suados caraminguás hoje (sem resposta malcriada)?

Renda fixa pagando praticamente a inflação e mais nada;

Bolsa não parece num bom ponto de entrada; Dólar idem;

Imóveis estão na troposfera e o retorno de aluguel, ínfimo;

Poupança (eca).

o que sobra? Ficar vendido em bolsa?

Obrigado.

Drunkeynesian disse...

Eu gosto de ativo em dólar. Se tivesse acesso, a primeira coisa que faria seria tomar um empréstimo nos EUA e comprar uma casa em algum lugar barato (tem aos montes - Georgia, Philadelphia, Nevada). Pega o preço de imóveis embaixo no juro mais baixo da história.

Pra vida mais mundana... ache um bom gestor de fundo multimercado no Brasil, ele vai ajudar bastante daqui pra frente. Tenha algo em dólar, acho que o real nos próximos anos é daqui pra cima. E, tendo liquidez, compre bons créditos, ainda oferecem um bom prêmio com relação à dívida soberana, com a desvantagem de não ter mercado quando precisar sair.

Ações só com stock picking, a composição do índice é horrível. Não é muito minha praia e não gosto muito do preço, mas deve ter algum valor.

Quanto ao CDI / poupança... é ruim comparado ao passado, mas melhor do que boa parte do resto do mundo.

Anônimo disse...

Ou abre uma empresa de Comércio Exterior e aproveita as linhas de crédito em dólar, aquelas que antecipam vendas e pagam um juros muito muito baixo, qual nome mesmo? haha. Junta a grana e compra casa na Europa ou Eua, tem uma vila inteira a 200 km da França por 300 mil Euros.

Anônimo disse...

Pros meros mortais, compra de terreno aqui nas praias do Sul de SC, daqui uns 10 anos isso daqui vai virar California.

Anônimo disse...

Papel do governo, de longo prazo, indexado à inflação. E RÁPIDO!

Anônimo disse...

Maldito John Law...