sexta-feira, 1 de abril de 2011

Taleb e Fama, a conciliação

Nada como o passar do tempo:  Nassim Taleb e sua antiga Nêmesis, Eugene Fama, estão iniciando um trabalho conjunto para o que Taleb apresenta, com sua tradicional falta de humildade, como "uma reforma completa nas bases do estudo de finanças". Em comum os dois já tinham a proximidade com Benoit Mandelbrot, que orientou Fama no doutorado e foi um parceiro de pesquisas frequente de Taleb até sua morte, no ano passado.

Não consigo imaginar o que a combinação de mercados eficientes e cisnes negros vai gerar, mas Fama já afirmou que as discussões iniciais têm sido muito produtivas, e que a linha de pensamento dos dois tem "muito mais pontos em comum do que poderia se imaginar". Outra curiosidade é que a aproximação dos dois deu-se numa festa promovida pela princesa Caroline de Mônaco na semana seguinte ao Fórum Economico Mundial de Davos. Sobre a tal festa, Taleb disse: "não me lembro direito do episódio, estava com Nouriel [Roubini] e tínhamos tomado muito vinho libanês". Especula-se que a editora Random House já tenha adiantado US$ 3 milhões pelo livro que está sendo escrito a quatro mãos, a ser lançado ainda neste ano.

Mais na Bloonberg.

5 comentários:

Anônimo disse...

"Não consigo imaginar o que a combinação de mercados eficientes e cisnes negros vai gerar"

Não seriam best sellers?

Lauro Martins disse...

Só uma pergunta Drunk, você está tão com medo do resultado quanto eu?

Não sei o que pode sair disso. So fico imaginando como Taleb e Famma foram apresentados. Taleb sempre dizia que Famma era autor de uma das grandes farças das finanças modernas.

Drunkeynesian disse...

1º de Abril, minha gente. Peço desculpas se gerei alguma confusão; até onde sei, Taleb e Fama seguem sendo como água e óleo.

Lauro disse...

ohh fu!@#!@#@! shi@#$@#$!!

não acredito que caí nessa... ahbuahaua

Boa.

Anônimo disse...

Bah, isso é que dá não checar as fontes... :-/