sexta-feira, 26 de março de 2010

O Maestro e o Canário

Hoje, em uma entrevista para a Bloomberg TV, seu Greenspan usou a expressão "canary in the mine" para descrever a recente alta nas taxas pagas pelo tesouro americano para financiar sua dívida (para o prazo de dez anos, a taxa saltou esta semana de 3,68% para 3,87% e está no nível mais alto desde junho do ano passado, ver o gráfico). O canário em questão era usado pelos trabalhadores das minas de carvão para saber se havia algum gás letal dentro da mina -- soltava-se o canário, e, caso ele não voltasse, estava dado o sinal de perigo. Ou seja, aquele que um dia foi chamado de "maestro" acha que o mercado da dívida americana está sinalizando um grande risco à frente.

A preocupação atual é com o turbilhão de emissões que o governo americano terá que fazer nos próximos anos para cobrir os custos do remendo no sistema financeiro e do "Obamacare", e o aumento nas taxas seria um sinal de que a demanda por essas emissões encontraria um preço de equilíbrio em um nível mais alto, que, por sua vez, poderia comprometer a capacidade de pagamento dos Estados Unidos. Embora um calote seja improvável (já que a dívida é emitida em dólares, e, em último caso, basta uma ordem do banco central para que seja emitida moeda para o pagamento), há o temor de que esse cenário gere inflação, que corroeria parte dos ganhos com os títulos. O outro cenário, de uma "japanização" (juros baixos, sem inflação e com estagnação) parece ainda pior. O fato, como já mencionei aqui, é que o povo americano (e tantos outros que estão na mesma situação) deve se preparar para os anos de sacrifício que serão exigidos para que a dívida seja paga. Deveria ser essa a idéia passada pelos políticos, e não a promessa de um novo Éden de dinheiro fácil e saúde gratuita.

2 comentários:

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

tinha feito um comentario gigante dizendo basicamente que "se for esperar o melhor momento economico" para uma reforma de importancia social elas nunca são feitas.
E que o Obama tem que fazer ela mesmo, porque depois arca-se com o custo economico. Os bancos fazem isso para ganhar dinheiro, porque o governo não pode fazer isso para o bem da sociedade?
Tinha argumento mais, mas agora cansei... haha

Drunkeynesian disse...

Pô, devia ter colocado o comentário gigante...

Nada contra o Obamacare, nem contra o momento!!! Eu só acho que existe o clima de "almoço grátis", que é só imprimir dinheiro que está tudo resolvido. Talvez pior que isso é saber que a geração que vai "pagar a conta" (ou sofrer com as consequências de não pagar) ainda não tem voz, não vota, não tem representantes em Washington. Nesse sentido, o egoísmo dos "baby boomers" é algo gritante.