sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Algumas novas medidas de desigualdade de renda no Brasil

Esta semana saíram algumas novas medidas interessantes de desigualdade no Brasil:

—O Valor publicou uma matéria com o trabalho dos economistas do IPEA Sérgio Gobetti e Rodrigo Orair, que olharam a base de declarações de imposto de renda disponibilizada recentemente pela Receita Federal (não achei um paper deles sobre o assunto, mas deve sair em breve). Há duas coisas interessantes nessas medidas: i. elas capturam melhor renda do capital, que é subestimada nas pesquisas por amostragem de domicílios (como a PNAD) e, ii. são (algo) comparáveis com a World Top Incomes Database, que ficou famosa pelo trabalho de Thomas Piketty.

Com base nos dados publicados no Valor, fiz a tabelinha abaixo. Informações muito mais ricas (e compiladas por gente muito mais competente) devem aparecer em breve:


—O LIS, que compila e padroniza dados de renda de vários países, acrescentou às suas bases a PNAD de 2013. De lá saíram os dados de desigualdade do gráfico abaixo—por esses dados, a desigualdade seguiu caindo no Brasil entre 2011 e 2013, conclusão diferente de outros estudos, que apontavam para uma estagnação a partir de 2012 (não me perguntem quais são as diferenças de metodologia, fiquem à vontade para esclarecer ou especular nos comentários).



15 comentários:

Anônimo disse...

Desigualdade de renda é desculpa de esquerdista para roubar nosso dinheiro. Não há razão alguma para se medir isso.

Anônimo disse...

Eu sou uma pessoa sem Valor, então, pergunto: essa tabela dos salários mínimos é de renda bruta ou líquida?

Anônimo disse...

Concordo com o primeiro comentário. O debate que deve ser travado é como as pessoas podem criar riqueza. O mundo sempre foi e será desigual em diversos aspectos.

Anônimo disse...

Quanto maior e mais discrepante é a desigualdade, maior é a taxa de mortes violentas de um país, via de regra. Medir e projetar a diminuição da desigualdade de renda é uma questão de bem estar social, que deveria estar acima de qualquer discussão pseudo política partidária. Aliás, medidas interessantes mesmo.

Anônimo disse...

Bora pra Etiópia então, onde não há desigualdade de renda.

Anônimo disse...

Podemos ir também pra Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Alemanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coréia do Sul, etc, onde a desigualdade de renda é muito menor que no Brasil.

Anônimo disse...

Vamos completar esta lista com Afeganistão, Etiópia, Paquistão, Iraque, Timor-Leste, Nepal, Burundi, Índia, Azerbaijão, Indonésia, Albânia, Guiné-Bissau e Vietnã para concluir que desigualdade de renda não mede porcaria nenhuma.

Em tempo, até a Zâmbia tem uma desigualdade de renda melhor que o Brasil. Que tal: você vai para lá e nós vamos para os EUA?

Anônimo disse...

Engraçado, em vez de afirmar que a distribuição de renda não mede porra nenhuma, eu acredito que ela mede a distribuição de renda, como era de se esperar, antes de qualquer viés político. Por outro lado, o quanto essa medição importa para as pessoas mostra o quanto outras pessoas importam para elas.

Anbarasan14 disse...

Your blog is nice. I believe this will surely help the readers who are really in need of this vital piece of information.

Spoken English Classes in Chennai Adambakkam
Spoken English Training in Ekkaduthangal
Best Spoken English Classes in Velachery Chennai
Spoken English Classes in Madipakkam
Spoken English Classes in Siruseri
Spoken English Training in Thoraipakkam
Spoken English in omr

Pitbullyz Home disse...


Welcome to HomeBully Breeders, where you can find the best Pitbull types like blue nose pitbull for sale, from the unique to the incredibly beautiful

blue-nose-pitbull

pitbull puppies for sale

razor-edge-pitbull

red-nose-pitbull-for-sale

red-nose-pitbull-for-saler

american-pitbull-for-sale

ukc-pitbull-puppy

buy-pitbull-puppies-online

tri-color-pitbull

ukc-pitbull-puppy

xxl-pitbull-puppy

tri-color-pitbull

buy-pitbull-puppies-online

ukc-pitbull-puppy

blue-nose-pitbull

ukc-pitbull-puppy

Sarvesh disse...

Finish the AWS Training in Chennai from Infycle Technologies, the best software training institute in Chennai which is providing professional software courses such as Hadoop, Java, Big Data, Oracle, Android, and iOS mobile Development, Artificial Intelligence, Data Science, etc with 100% hands-on practical training. Call 7504633633 to get more info and a free demo and to grab the certification for having a peak rise in your career.

zetsu disse...

It was a nice article and very helpful...
Tableau Training in Chennai
Power Bi Training in Chennai
Ui Path Training in Chennai

Shalini pandian disse...

Very interesting blog. Thank you for sharing with us.

SAS Training in Chennai
Scrum Master Training in Chennai
Informatica MDM Training in Chennai

Kajal disse...

great post
data science course in chennai

saipdf disse...

Thanks for sharing this post
Sai Satcharitra Pdf
Sai Satcharitra Telugu Pdf
Sai Satcharitra Tamil Pdf
Sai Satcharitra Hindi Pdf
Sai Satcharitra Bengali Pdf