quinta-feira, 12 de julho de 2012

Gráficos (esportivos) do Dia

Faltando duas semanas para o início das Olimpíadas, vamos entrando no clima:

- Gráfico do relatório da Goldman Sachs sobre os jogos, mostrando como um modelo econométrico que não leva em conta nenhuma variável "esportiva" consegue prever com bastante precisão o quadro de medalhas dos jogos (o professor Daniel K. N. Johnson, do Colorado College, mostra isso desde os jogos de Sydney, em 2000):



- Um gráfico de dispersão da BBC com a relação peso x altura dos atletas olímpicos. Na versão interativa, dá para ver que tipo de atleta você poderia ser (no meu caso, é de grande conforto saber que é só melhorar um pouco meu coeficiente gordura / músculos para eu me tornar um halterofilista de sucesso):


8 comentários:

Arthur disse...

Seis ouros pro Brasil? Só acredito vendo! Hehe.

Drunkeynesian disse...

Em Atenas chegou perto, foram 5.

Anônimo disse...

Imaginava vc magro, Drunk

Drunkeynesian disse...

Eu era, antes de inventar trabalhar no mercado financeiro (desculpinha típica).

Anônimo disse...

No UFC vc já lutaria na categoria peso-pesado, aquela sem limite de peso. E aí? Encara o Cigano?

Anônimo disse...

Sem querer ser chato: mas ali no início do texto, você não está separando sujeito do verbo com a vírgula?

"Gráfico do relatório da Goldman Sachs sobre os jogos, mostrando como [...]"

Quem está ~mostrando~ não é o ~gráfico~? Eu acho que se pode separar o verbo (no gerúndio) do sujeito quando há uma oração acabada anterior. Tipo o seguinte: "Ele prometeu um futuro brilhante para mim, acabando com as minhas insegurançås" -- não é assim? Eu pergunto, em parte, porque também não tenho muita certeza e uma googlada rápida aqui não esclareceu tudo.

Anônimo disse...

Acho que ele quis dizer algo como "Eis o relatório (...), mostrando...", que é exatamente o caso que vc comenta. Ele usou uma elipse

Delfim Bisnetto disse...

Haha, cada uma!

"mostrando como (...)" é uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida do gerúndo.

A versão desenvolvida seria: "Gráfico (...), que mostra como (...)".

Como ela é explicativa (pois explica o que mostra o gráfico), não restritiva (pois não restringe o gráfico apresentado dentre um conjunto de Gráficos da Goldman Sachs), a gramática formal prescreve a utilização de vírgula.

Mas isso é realmente importante?