terça-feira, 24 de julho de 2012

Frases do Dia - União Soviética x União Européia

"Paradoxically, the very fact that the EU was and to a great extent remains an elite project that determines the fact that the real risk for the survival of the EU comes not so much from the anger of the publics but from the calculations of the elites. At the very moment when national elites start questioning the future prospects of the Union, they will start acting in a way that contributes to its collapse. It is not people’s disappointment but elites’ trust in the capacity of the Union to deal with the problems that is the most important factor affecting the chances of the Union to survive."

De uma comparação bastante interessante de Ivan Krastev da União Européia de hoje com o que levou ao desmanche da União Soviética. O que faltou diferenciar é o comportamento de um regime totalitário contra uma união formada por democracias, e talvez isso invalide totalmente a comparação. De qualquer forma, é ótimo material para pensar.

5 comentários:

Dawran Numida disse...

Para pensar, sim. Mas, comparar, não.
Nem com Federação Russa dá para comparar. Nem com o Mercosul, Alba, Unasul...hehehehe...Ai seria forçar demais a barra!!!

Dawran Numida disse...

De toda forma, brincando ou não, não dá para sentir uma certa decepção caso a UE venha mesmo a desaparecer, idem o euro.
Já foi dito ser o euro, bem mais do que uma moeda. Assim, a UE seria mais um ato civilizatório do que uma simples, nem tanto, mas, uma simples união aduaneira com uma moeda única.
Sabe-se lá o que pensam a elites, não só da UE, como dos países de demais blocos econômicos pelo mundo.
A UE, deveria superar seus graves problemas e fortalecer a civilização. Ao menos seria um exemplo de como fazer as coisas darem certo, os grandes sonhos, para várias tentativas fracassadas em outras partes do mundo.
Pena.

Anônimo disse...

A comparação pode ser realmente meio demais, mas o comentário faz sentido. A confiança das elites parece ser mais impactante na estabilidade da união.
Ótimo comentário do Dawran Numida também, é muito decepcionante ver a UE assim...

Anônimo disse...

Em outras palavras, o que o texto diz é que, para o euro dar certo, os políticos teriam que abrir mão de poder. Ora, em geral, os políticos são agentes racionais e não vão abrir mão de uma boa teta para mamar.

Anônimo disse...

Que venha a Terceira Guerra Mundial!