terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Gráfico do Dia - Petrobras x Ecopetrol

A preços de mercado atuais, tanto a Petrobras quanto a colombiana Ecopetrol valem algo como US$128 bilhões - com a Petrobras produzindo três vezes mais óleo e gás e tendo enterprise value quase 50% maior. Possíveis explicações no beyondbrics; o gráfico abaixo (tirado do post) mostra a espantosa divergência entre os preços das ações (normalizados para 100 em 2008):

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu comecei neste mês a comprar Petro para a minha filha...no longo acredito que será uma boa.
Haverá melhores? Sim, com certeza, mas qual???
Abs
RP

Drunkeynesian disse...

como disse um sábio saudita, a idade da pedra não acabou por falta de pedras...

Anônimo disse...

Petro no longo prazo? Caraio, mesmo que você saiba o preço do oil pros vinte anos à frente, a taxa de câmbio, ninguém poderá te dar um preço para este bicho. Certo mesmo, no longo prazo, é que a petro deverá ser muito ineficiente, queimar muito capital. Se tiver tudo ótimo, não será tão bom, mas se for ruim, com certeza será péssimo. Coloca esse dinheiro num ETF ou num bom FIA.
Dantas

paulo araújo disse...

Caro

Já deve ter visto ou recebido. Fica como registro: Mansueto publicou hoje no blog cópia da OI do Itaú. Apesar do aumento anunciado:

Vender Petra4 até o preço de R$ 18,50.

Às 13:22 hs de hoje, na BOVESPA

última:18,21; max.:18,99; min.: 18,21; abertura: 19,99

Drunkeynesian disse...

Eu vi no Mansueto. De certa forma, confirma minha ideia de que ações estão saindo do varejo e sendo compradas, a preços mais baixos, por profissionais. Por enquanto, sigo acreditando na tese contrária.

paulo araújo disse...

Caro

De verdade, acho que a sua profissão deve ser muito divertida. Esse lado negro não é só horror, horror, horror. Acho muito legal essa parte das análises e das intuições nesse jogo do compra e vende.

Abs.

PS: Minha torcida é por você e menos pela Petrobras e nadinha por ufanismo. Se der certo, não se esqueça de brindar por mim, que torço por você

Anônimo disse...

Um gráfico como esse fala mais que muitas palavras. E tem gente que diz que a Dilma é boa gerente... A tal da capitalização da Petrobras foi o maior "calote" da história da bolsa brasileira... Estou certo drunk? O que aconteceria com uma empresa que apresenta os resultados da petrobras num mercado de ações de verdade?

Drunkeynesian disse...

Paulo, tenho sorte de, dentro do lado negro, ter um dos melhores empregos possíveis... E nem tudo é tão róseo quanto aparece aqui. De qualquer maneira, sim, as análises e intuições são a parte legal da coisa. Obrigado pela torcida!

Anon, o mercado de ações daqui é de verdade, daí esse desempenho da ação da Petrobras. A Dilma se meteu em uma fria com o uso da empresa para segurar a inflação - aparentemente o aumento de anteontem não foi suficiente para tapar o buraco. Enquanto isso não for resolvido (ou enquanto o pré-sal não mostrar resultado), difícil o mercado mudar de opinião quanto à empresa.

Anônimo disse...

Ué, a Dilma não é economista?! Ela não sabia que segurar a inflação comprometendo as finanças das empresas é um erro primário?

Drunkeynesian disse...

Pois é, essa é das grandes coisas inexplicáveis nesse governo...

Bertin disse...

Para discussão: é melhor vender uma estatal a (suposto) preço de banana, ou deixar seu valor se igualar ao da banana?

Anônimo disse...

Olhando de longe, com óculos ideológicos que impõe uma miopia muito característico dos bons humanistas tapados, o preço será de banana sempre que gerar lucro. É o funcionário público, que não tem coragem de correr atrás, que fica com raiva do empresário que se dá bem honestamente.
É sexta feira, tá na repartição fazendo hora? Ganhando o dobro do cara no setor privado e fazendo a metade? Você tem saudade dos sonhos, vontade de ser francês mas você é uma causa (ou efeito?) do Brasil ser essa bomba. Você é a real elite. A inveja e o desejo por todo formando universitário ser funcionário público levará o Brasil a ser Noruega?
O desconforto com o lucro leva o sujeito a preferir corrupção e subsídio. Os ativos no Brasil eram baratos. Os juros na época eram de pequenos? A dívida externa era de banana? Os imóveis eram preço de banana? O governo deve ser dono de açougue e sorveteria, sempre com bons políticos brigando pelo seu comando?
Lembro que no leilão das teles, o governo vendeu uma concessão, chamada de espelho, para um grupo que tinha o Safra como cabeça por um preço perto de bilhão. Era uma concessão, ou seja um direito sem capex e virou pó em 5 anos. Só nesses casos a privatização foi bem feita? Sem vender essas bananas, seguindo as recomendação de Mantega, Lula e dos idiotas esclarecidos da esquerda brasileira da época, estaríamos muito bem hoje.
Dantas

Anônimo disse...

Mudou o TICKR da petro?! Até hoje eu usava PTR3 BZ Equity. #estranho

Drunkeynesian disse...

PBR é o ADR negociado em NY... mesmo papel.