quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escambo: troco Facebook 0KM por 3M + Danone usadas + uns trocados

Troco você por iogurte e post-its.
Acabou de sair a precificação da oferta inicial do Facebook, que avalia a companhia em US$ 104 bilhões. Esse valor é correspondente, para pegar um caso, à soma dos valores de mercado da Danone (US$ 42,4 bilhões) e da Minnesota Mining and Manufacturing, vulga 3M (US$ 59 bilhões). Faço uma aposta para daqui a três anos, com quem quiser (Soneca?): troco o Facebook por essas duas empresas (e fico com US$ 2,6 bilhões para comprar em NTN-B 2050). Prêmio a combinar.

P.S. Outras empresas com valor de mercado ao redor de US$ 100 bilhões: Amazon, Qualcomm, Total, Gazprom, Pepsico, Ambev...

P.P.S. O "bolhômetro" do broadstuff completou oficialmente o nível 7.

4 comentários:

Marcella disse...

Ainda vale o menos que o google, se pensarmos que o facebook consegue reunir informações ainda mais precisas sobre os usuários, acho que não é tão absurdo o valor de 104bi.

Eu entro na aposta!

Mineiro disse...

Pode escrever aí: em cinco anos, o Linkedin que está com market cap de 10b vai estar valendo mais que o Facebook. E não será porque o Linkedin multiplicou o valor por 10 :P

As redes sociais de nicho como o Runkeeper para corredores, o próprio Linkedin, ou o ResearchGate para cientistas tem muito mais potencial para serem perenes.

A minha comparação do Google com o Facebook é mais ou menos assim: o google tenta lhe vender um relógio quando você quer saber as horas, o Facebook tenta vender um livro quando você não quer saber de nada.

Paranóico, eu!? disse...

Eu nem tenho perfil no FACEBOOK, twitter e outras baboseiras que só servem para nos espionar e tomar nosso tempo. Acho irônico isso: as pessoas usam anti-vírus e anti-spyware para quê? Se depois elas vão para o Facebook e colocam todos os dados, fotos, e ainda passam o dia falando do próprio umbigo! Ora, aqueles programinhas chatos e cookies suspeitos que se instalavam automaticamente no nosso computador junto com os warez da vida faziam exatamente isso... espalhava nossos hábitos para terceiros sem nosso consentimento. Facebook é um spyware with lasers!

Estou preocupado com o Google: quero saber exatamente o que eles acumulam de informação a meu respeito e ter algum controle sobre esse processo. Estou pensando em mudar minha conta de email para algum provedor "autista". Daqueles que são apenas email e ponto final. Essa coisa de ficar online e acessível o tempo todo me irrita profundamente. Sou um daqueles bichos estranhos que só usa celular para emergência e não passa o número para quase ninguém.

Anônimo disse...

Concordo com vc. Tenho uma impressão, um pressentimento, de que o "goodwill" do Facebook vai acabar se dissolvendo no mundo virtual ao longo do tempo.