quinta-feira, 23 de julho de 2009

A volta do oráculo

Nada como duas semanas consecutivas de bolsa subindo para os velhos gênios reaparecerem... a Bloomberg noticia que a Berkshire Hathaway, empresa do lendário Warren Buffett, já lucrou mais de US$ 2 bilhões com as ações da Goldman Sachs compradas durante o furacão da crise financeira.

Buffett talvez seja mesmo um fenômeno, mas acredito que sua figura tenha feito muito mal para o investidor médio -- sobretudo pela interpretação incompleta de sua crença de que ações são um bom investimento no longo prazo (felizmente ele não deflagrou uma migração em massa para Omaha, que ele acredita ser o melhor lugar do mundo). Podem ser, mas desde que se saiba escolher o tempo certo e as boas empresas para se comprar. Como esse conhecimento é muito mais raro do que se supõe e as tais boas empresas são escassas, muito dinheiro já foi perdido tentando seguir os passos do velho Warren.
Em tempo: as ações da Berkshire Hatthaway ainda estão 4% mais baixas do que no início do ano (o S&P 500 acumula 8% de alta). E desde que Buffett escreveu o já famoso editorial do New York Times de 16 de outubro do ano passado, o índice subiu apenas 3,2%, mesmo após a euforia das duas últimas semanas.

Nenhum comentário: