segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mercados hoje

Usando como desculpa o relatório da loira aí de baixo, a bolsa americana subiu quase 2,5% hoje (medida pelo índice S&P500). A Bovespa fechou praticamente no mesmo nível de sexta-feira, com pouco apetite dos investidores por ações ligadas a commodities. Algumas observações randômicas:

-- As empresas norte-americanas começaram a publicar os resultados do segundo trimestre. A expectativa é que os bancos, sobretudo a Goldman Sachs, surpreendam positivamente os analistas. Incrível é alguém ainda acreditar em resultados e balanços de bancos depois de tudo o que aconteceu nos últimos anos.

-- A falta de demanda por commodities é um sinal de que a economia global não está tão bem quanto se pintava. As bolsas sobem apesar desse fato, como se o setor financeiro pudesse renascer e levar com ele os demais setores. Não parece fazer sentido...

Esta semana parece ser bastante interessante para esses desdobramentos. Quanto mais olho para os mercados, mais acredito que alguns preços estão muito longe de onde deveriam estar, e, se estou certo, os estragos durante o ajuste podem ser grandes:

-- S&P500 a 895 pontos não combina com a pior crise desde os anos de 1930;
-- Euro a US$ 1,40 não combina com uma Europa com graves problemas estruturais e muita dispersão entre os membros da união monetária;
-- Juros de 10 anos americanos a 3,35% não combinam com risco de inflação descontrolada;
-- Commodities em queda não combinam com uma recuperação rápida da China.

A lista pode ir mais longe... definitivamente não estamos vivendo em um mundo estável e próspero.

Nenhum comentário: