segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O tamanho do buraco na economia brasileira

Postei alguns desses gráficos no Twitter e pareceu uma boa ideia juntá-los em um mesmo lugar (ao menos serve para tirar o blog da dormência--espero voltar ainda este ano com os livros, discos e filmes de 2015):


  • O crescimento real do PIB nos 4 anos terminados em 2016 deve ser o pior para períodos similares desde 1932 (na esteira da Grande Depressão). Desde 1908, apenas em 4 ocasiões o PIB acumulado em 4 anos caiu:
  • Se de fato não houver recuperação até o final do ano que vem, a economia brasileira estará em recessão por 13 trimestres consecutivos. A trajetória é bem distinta de recessões seguidas de recuperação em "V" (como Argentina, depois da crise de 2001 e Coreia do Sul, depois da crise de 1997) e se parece bastante com a Espanha pós-crise de 2008. Se há algum consolo é que ainda passamos longe da queda livre pela qual a Grécia passou. A comparação negativa é que a Argentina se recuperou de uma queda brutal no PIB (mais de 16%) mais rapidamente do que estamos nos recuperando. Nessa comparação, o choque sai-se melhor do que o gradualismo negacionista.

Com este desempenho, a recessão atual não encontra paralelo na história do Brasil Republicano. Entre 2014 e 2016, o PIB terá recuado mais de 6%, quase 2% abaixo do observado na recessão mais severa até então — a da crise de 1929. O pior, no entanto, é o que segue: a retomada, segundo a projeção de consenso, será muito mais lenta do que em qualquer episódio de recessão no Brasil, bem mais letárgica do que a retomada pós-Plano Collor, de 1990.



  • Por fim: os incumbentes brasileiros não costumam se sair bem em períodos de forte queda no crescimento (se meu professor de econometria ler isso, pega um avião pra me dar uns cascudos pela sugestão grosseira de causalidade--mas a ideia é só mostrar a coincidência).

6 comentários:

Anônimo disse...

Demorou pra voltar, mas voltou bem, parabéns pelo post, os órfãos sentem saudades dos dados científicos sem ideologia carregada.

Aline Mariane disse...

Guardando o post pra explicar por que não posso voltar nos proximos 13 trimestres (e assim mudar de assunto sobre o atraso no meu doutorado...)
Bjss!

Anônimo disse...

A los botes Neidinho?

Anônimo disse...

Esqueceu de marcar o "vale" no fim do Estado Novo. Aliás, talvez o bom momento da economia explique porque a sucessão ao Vargas II (suicídio) tenha sido relativamente tranquila.

Pitbullyz Home disse...


Welcome to HomeBully Breeders, where you can find the best Pitbull types like blue nose pitbull for sale, from the unique to the incredibly beautiful

blue-nose-pitbull

pitbull puppies for sale

razor-edge-pitbull

red-nose-pitbull-for-sale

red-nose-pitbull-for-saler

american-pitbull-for-sale

ukc-pitbull-puppy

buy-pitbull-puppies-online

tri-color-pitbull

ukc-pitbull-puppy

xxl-pitbull-puppy

tri-color-pitbull

buy-pitbull-puppies-online

ukc-pitbull-puppy

blue-nose-pitbull

ukc-pitbull-puppy

Anônimo disse...

Thanks for information and would like to request you follow below Oracle Scala Training


Oracle Scala Training