segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Frases do Dia - A Mão Invisível (de Alá)

Foto do amigo talentoso Erico
The prophet Mohammed was an early proponent of property rights. When a famine in Medina brought sharp price increases, people implored him to lessen the hardship by fixing prices. He refused because, having once been a merchant himself, he believed the buyers' and sellers' free choices should not be overriden. "Allah is the only who sets the prices and gives prosperity and poverty", he said. "I would not want to be complained about before Allah by someone whose property or livelihood has been violated."

John McMillan, num capítulo belíssimo sobre direitos de propriedade em Reinventing the Bazaar: a natural history of markets. As citações de Maomé são do Hadith, traduzidas por Muhamet Yildez.

6 comentários:

Tiago disse...

ادام سميث هو اكبر
Adam Smith hua akbar.

Unknown disse...

Interessante a citação figurar num livro sobre história ~natural~ do mercado.

Qual o argumento mais geral da passagem? Como o autor interpreta essas palavras no contexto de sua "história natural"?

Drunkeynesian disse...

Ele só usa para introduzir o tema de direitos de propriedade, o capítulo fala sobre como esses direitos fomentam o empreendedorismo (cita o caso de quando a China permitiu exploração individual de fazendas, etc).

Ainda que tenha um "natural" no título, o livro, até agora (devo estar na metade) é longe de achar que mercados são criações divinas e se autorregulam, o autor vive lembrando que a maioria dos mercados só funciona bem com supervisão, regulação, etc...

Unknown disse...

Entendido. Obrigado. Sei que é um pouco de folga ficar pedindo explicação, mas não tenho perspectiva de ter o livro em mãos em menos de um mês e meio.

Um cara que ia gostar de ler isso é o filósofo Agamben, que fica procurando a "genealogia" da economia moderna na teologia cristã. A melhor referência nesse sentido é "O reino e a glória". Mas é um livro pra quem tem paciência de leitura e (muita) tolerância a viajadas...

Drunkeynesian disse...

Sem problemas!
Anotada a dica, vai pra (longa) lista.

B.C. FELIZ NAVIDAD.... disse...

Drunk,

Your golden boy, Nate Silver, está na última Veja. Veja!