terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gráfico do dia - viva a NTN-B

De um estudo citado pela Exame sobre retornos de investimentos no Brasil nos últimos 10 anos ("Título Público" aqui é a NTN-B, papel do tesouro indexado ao IPCA):
A minha conclusão? Investir passivamente em bolsa num país de inflação relativamente alta e juro real ao redor de 6% (já foi bem mais alto) é para os masoquistas fortes. Para quem tem uma boa noção de timing ou seleção de ações, a história pode ser diferente.

A conclusão da Exame é mais curiosa:

Outra conclusão importante da pesquisa é que guardar dinheiro ajuda o brasileiro a ficar mais rico.

Os leitores mais informados podem me ajudar fornecendo exemplos de brasileiros que enriqueceram guardando dinheiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hahahahaha!

Você perdeu o melhor comentário:

"Muita gente que investiu em determinados fundos de ações mais bem-sucedidos ou que usou a técnica de só COMPRAR as ações NA ALTA e VENDÊ-LAS NA BAIXA pode, portanto, ter batido o Tesouro Direto."

Nossa! Eu fiz isso errado minha vida toda então...

Lauro Martins disse...

Vou ser sincero. Eu ri com a conclusão da Exame.

Drunkeynesian disse...

Como diz o meu chefe, há vários jeitos de se ganhar dinheiro:

- comprar barato e vender caro
- vender caro e recomprar barato
- comprar caro e vender mais caro ainda

E assim por diante...

Anônimo disse...

"Muita gente que investiu em determinados fundos de ações mais bem-sucedidos ou que usou a técnica de só COMPRAR as ações NA ALTA e VENDÊ-LAS NA BAIXA pode, portanto, ter batido o Tesouro Direto."

Corrigiram... :-(