segunda-feira, 12 de abril de 2010

Frase do dia - Michael Lewis

"The problem wasn't that Lehman Brothers had been allowed to fail. The problem was that Lehman Brothers had been allowed to succeed."

Do epílogo de The Big Short, o livro de Michael Lewis que conta a história do mercado de hipotecas subprime e como ele derrubou o sistema financeiro americano. Michael Lewis deve ser dos poucos autores que consegue transformar as minúcias mais obscuras do mercado financeiro em material atrativo para o leitor médio, o que faz da leitura de The Big Short uma experiência agradável e enriquecedora.

The Big Short conta a história do ponto de vista de quatro investidores que estiveram entre os primeiros (segundo o autor, mais de dez, menos de vinte) a enxergar um grande esquema Ponzi por trás do motor de crescimento do mercado financeiro durante boa parte dos anos 2000 e conseguir lucrar com isso. Steve Eisman, Michael Burry, Greg Lippmann e o grupo da Cornwall Capital têm origens e métodos muito variados, mas conseguiram manter a sanidade em um ambiente em que quase todos estavam loucos -- o que é muito fácil de se ver olhando para o acontecido, mas que custou a eles diversas noites de sono, problemas de saúde e parte de suas reputações.

Para Lewis, a irresponsabilidade de Wall Street começou a acelerar quando os bancos de investimento deixaram de ser partnerships (cujos donos eram os próprios sócios e funcionários) e venderam suas ações no mercado, para diversos investidores anônimos. Com dinheiro alheio (e a "pressão dos acionistas por resultados"), foi mais fácil justificar a alavancagem das operações e a entrada em mercados com riscos enormes e retornos muito limitados -- não importava mais a sobrevivência do negócio, e sim um resultado anual que pudesse justificar os bônus dos executivos, mesmo que esse resultado fosse ficcional.

Talvez o mais chocante é perceber que pouco mudou nessa cultura: a crise parece fazer parte do passado, e os modelos de incentivos seguem praticamente intactos, com a adição de dinheiro público e a impressão que o Estado não deixará ninguém sofrer as consequências de más decisões. Provavelmente mais uma crise de grandes proporções será necessária para que isso comece a mudar.


The Big Short: Inside the Doomsday Machine. Michael Lewis, 2010. US$ 15,37 na Amazon. Ainda não ouvi notícias de tradução para o Português.

Nenhum comentário: