segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A triste volta ao trabalho e o aniversário da Segunda-Feira Negra

Depois de quase três semanas de vida mansa, a volta ao trabalho é sempre dura. Principalmente vindo direto para um emprego novo, mudando de um banco gigantesco para uma empresa pequena e recém-nascida. Uma das minhas citações favoritas de Keynes, que está na introdução da famosíssima "Teoria Geral" é: "The difficulty lies, not in the new ideas, but in escaping from the old ones, which ramify, for those brought up as most of us have been, into every corner of our minds." (algo como "A dificuldade está não em criar novas idéias, mas em escapar das antigas."). Espero que, como o próprio patrono deste humilde blog, eu consiga superar esse obstáculo em breve.

Tenho vários assuntos para dar palpites. Para começar, esta semana (dia 19) teremos aniversário de 20 anos da famosa Segunda-Feira Negra, o fatídico dia em que a bolsa americana (medida pelo índice Dow Jones) teve a maior queda da história, vertiginosos 22,6% em um único pregão. Essa foi a prova de fogo para Alan Greenspan, que tinha assumido o Fed pouco mais de um mês antes. Como toda boa crise financeira, a Segunda-Feira Negra ainda não tem uma explicação definitiva, mas entrou para a história como mais uma prova de que mercados financeiros podem, às vezes, esconder qualquer indício de racionalidade e agir puramente em função do pânico.

A mídia deve, nos próximos dias, fazer um festival de cobertura por conta dessa data; por enquanto, fique com a compilação feita pelo The Big Picture (infelizmente, só em inglês; quando eu achar algo interessante em português, colocarei aqui).

Vou tentar atualizar os demais assuntos nos próximos dias. Fiquem ligados!

Nenhum comentário: