So far, so good. Do MarketWatch:first quarter of 2010 at a glance
Dow industrials +4.1%
S&P 500 +4.9%
Nasdaq +5.7%
Oil +5.5%
Gold +1.7%
Dollar +4.1%
Por aqui, o Ibovespa ganhou 2.6% -- ou apenas 0.35% quando medido em dólares. Búfalos 1, Ursos, 0.
Escritos (não muito sóbrios) sobre economia, mercado financeiro e afins.
So far, so good. Do MarketWatch:
Hoje acordei com o espírito de São João, o profeta do Apocalipse. Ao estilo Roubini, que confia no poder de persuasão das listas, aí vai minha pregação:
Para quem se interessar pelo assunto e tiver tempo, o último post do sempre pertinente Ultimi Barbarorum é tudo o que eu sempre quis escrever sobre palpiteiros, jornalistas e gestores de dinheiro. Vai lá!
"If it wasn't for bad luck,
I wouldn't have no luck at all"


Hoje, em uma entrevista para a Bloomberg TV, seu Greenspan usou a expressão "canary in the mine" para descrever a recente alta nas taxas pagas pelo tesouro americano para financiar sua dívida (para o prazo de dez anos, a taxa saltou esta semana de 3,68% para 3,87% e está no nível mais alto desde junho do ano passado, ver o gráfico). O canário em questão era usado pelos trabalhadores das minas de carvão para saber se havia algum gás letal dentro da mina -- soltava-se o canário, e, caso ele não voltasse, estava dado o sinal de perigo. Ou seja, aquele que um dia foi chamado de "maestro" acha que o mercado da dívida americana está sinalizando um grande risco à frente.
Recebi hoje por e-mail. Parece apropriado para nossos tempos.
Mesmo tomando o cuidado habitual com dados vindos de Pequim, isso é surpreendente: ontem soubemos que a China deve registrar, em março, seu primeiro déficit comercial mensal desde 2004 - por conta, principalmente, de um aumento nas importações. Um balde de água fria para os que defendem uma revalorização do yuan.
Hoje estrearam na bolsa as ações do mais novo magnífico empreendimento de Eike Batista (uma empresa que terá como cliente as demais empresas do grupo - cheira ou não a Ponzi?). Enquanto escrevo, os papéis, lançados a R$ 800, operam a R$ 704,80, queda de 11,9%. Será o começo do estouro da Eike Bolhatista?
Depois de cinco semanas de férias, precisei de mais um mês até conseguir organizar meu tempo e voltar a escrever. Este ano eu devo (ou ao menos deveria) trabalhar muito mais do que em 2009, portanto não sei se vou conseguir manter uma frequência de atualização decente. Conto com meus cinco fiéis leitores para puxar minhas orelhas caso eu fique muito preguiçoso e/ou deixe escapar algo interessante.