Claro que não pretendo dar uma resposta objetiva para a pergunta do título, apenas cruzei os dados do IDH e Gini por estado. Entendo que é melhor nascer na melhor combinação possível de IDH alto e Gini baixo, para que aumente sua probabilidade de aproveitar o IDH (assim fica fácil justificar porque é melhor nascer em Santa Catarina do que no Distrito Federal, assumindo que você não há como escolher vir ao mundo como filho de servidor público federal):
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
Ignorância minha: como o gini Brasil é tão alto se só tem 3 estados acima da média (PI, MA, DF), nenhum deles muito populoso?
Esquece, já entendi. Diferença de desigualdade "within" e "in-between". SP e PI podem ser relativamente pouco desiguais internamente, mas a desigualdade entre paulistas e piauienses é enorme.
Engraçado é a repetição entre os Estados do que acontece com os países. Os mais ricos tendem a ser mais iguais. O desenvolvimento gera sua própria equidade?
Hahaha, além de querer passar férias aqui em SC ainda vão querer "nascer" aqui? putz...
Quase fica claro que seria do melhor interesse para o Norte e Nordeste formar outro país
Isso aí, Rafael.
Acho que desenvolvimento e equidade se alimentam, difícil saber qual vem primeiro.
Talvez seria melhor o Brasil cuidar melhor do Norte e Nordeste...
"...Talvez seria melhor o Brasil cuidar melhor do Norte e Nordeste..." Mas com Zé Sarney et alii ou sem?
Drunk, por que o gini do país é tão maior que a média dos ginis dos estados?
Nunca imaginei que SP seria melhor que o Rio Grande (por esses critérios é claro). Ducha fria no meu bairrismo...
Acho que a pergunta interessante é: onde tu preferirias nascer, Alagoas ou DF?
Eu fico com Alagoas.
Fico com DF fácil! O sorteio na maternidade é um algo mais...
"Acho que desenvolvimento e equidade se alimentam, difícil saber qual vem primeiro."
tomando-se "desenvolvimento"=PIB, será ?
o Delfim sempre soube: "primeiro crescer o bolo para depois repartir" :)
há uma implicação evidente q decorre da equidade (i.e. distribuição de renda), q é o aumento do CONSUMO e a redução da POUPANÇA, dada a maior propensão da baixa renda ao consumo (~ 1).
portanto, aumento de "equidade", noves fora ZILHOES de outros fatores, aumenta o consumo agregado - algo q o Brasil vem experimentando (experimentou?) nessa janela 2004-2011(?).
agora, a tal da "equidade", alçada a valor maior e acima do crescimento/"desenolvimento", e - sobretudo - antes de se atingir um patamar adequado de desenvolvimento, deu nos experimentos estado-dirigistas agudos do séc. XX.
Gosto da teoria do "crescer o bolo" também.
Será que existe algum estudo sobre a evolução do Gini before tax and transfers e after tax and transfers no Brasil?
a hipótese de "crescer o bolo" é essencialmente concentradora de renda e, quanto mais concentrada a renda, maior será a propensão a se concentrar.
Hora, se concentração de renda é um problema, falar na hipótese de "crescer o bolo" não faz sentido. Ela tem como premissa a geração de poupança dos mais ricos que teriam mais dinheiro com a concentração de renda. Entretanto, como se viu com a diminuição dos impostos para os mais ricos nas décadas de 80 e 90, esse dinheiro acaba indo para o mercado financeiro e não para a poupança.
Os pobres tem uma propensão a consumir próxima de 1 pq a sua renda mal o sustenta. As políticas geradoras de renda e demais políticas adotadas nos últimos anos propiciaram o aumento da classe média q tem uma propensão a consumir menor. Esta deve receber educação econômica para aprender a consumir e não se perder nas dívidas (algo q naturalmente vem acontecendo por conta dos menores índices de inadimplência a despeito do grande crescimento de crédito nos últimos 10 anos).
esqueci de dizer q a desregulamentação de impostos foi nos EUA
"Entretanto, como se viu com a diminuição dos impostos para os mais ricos nas décadas de 80 e 90, esse dinheiro acaba indo para o mercado financeiro e não para a poupança."
Onde você guarda seu dinheiro? Debaixo da cama?
"Fico com DF fácil!"
Pô cara, lá é dose. Prefiro a quase certeza de nascer ferrado em Alagoas, pelo menos quase todo o mundo será parecido, o que melhora (não piora) a vida em comunidade.
"Fat tony", o dinheiro deveria ser dirigido para canais de investimento da economia real e não para a pura especulação financeira, já que se está sacrificando impostos que teriam finalidades de gastos sociais e etc.
Pode ser que a regulação tenha sido mal desenhada ao permitir apenas uma maior concentração de renda, nos eua, o que em nada ajudou à sociedade como um todo.
Postar um comentário