O Banco Central publica a partir de hoje, no Sistema Gerenciador de Séries Temporais, a série nº 21.340, que contém o Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R). Divulgado na última edição do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), o IVG-R foi analisado em termos de variação anual real, isto é, a variação entre um mês e o mesmo mês do ano anterior, deflacionada pelo IPCA. Para a série temporal, a divulgação será realizada em número índice (iniciando em março de 2001 com valor igual a 100 e acumulando as variações nominais a partir daquela data), portanto, sem ajuste a qualquer índice de preços, o que permitirá maior liberdade de análise. O IVG-R será atualizado mensalmente, até 90 dias após o fim do mês de referência. O último valor disponível na primeira atualização é janeiro de 2013. Maiores detalhes estão disponíveis nos metadados da série.
Essa é a cara da série:
Seria legal se o BC abrisse a composição dessas séries (provavelmente ainda vão fazer isso), mas é um ótimo começo para um mercado ainda muito carente de dados confiáveis.
Bolha ou não, sempre vou acreditar que a evolução do crédito habitracional foi intensa demais, ainda que o ponto de partida fosse baixo.
ResponderExcluirEmbora seja razoável pensar que os preços estivessem defasados, parece-me também razoável imaginar que uma forte expansão da demanda, em um mercado incapaz de aumentar rapidamente a produção, só pudesse gerar aumento de preços.
Abraços
Ou seja, foi fácil ficar rico no Brasil pra quem investiu bastante em selic, bolsa, ou ainda em terrenos e imóveis de 2000 até 2010. Agora não mais, acabou a festa e o dinheiro fácil. Agora só com muito estudo, trabalho, ou um amigo no Governo...
ResponderExcluirCom pouco estudo vc passa num concurso e se pendura no cabide
ResponderExcluirFaz ideia do motivo da sazonalidade em março?
ResponderExcluirExcelente notícia!
ResponderExcluirNão sei da sazonalidade, nem tinha reparado...
ResponderExcluirDK, seria muito petulante da minha parte perguntar se você acredita que há bolha imobiliária, ou risco disso, no Brasil?
ResponderExcluirClaro que não. Escrevi muito sobre isso há um tempo e acho que não mudei de opinião, veja esse post e os links dentro dele:
ResponderExcluirhttp://drunkeynesian.blogspot.com.br/2011/08/atualizando-os-pitacos-sobre-bolha.html