quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Gráfico do Dia - vergalhão de aço no Brasil

Por indicação do Samer, cheguei nesse trabalho de dois pesquisadores da PUC-RJ, que estuda a cartelização do mercado de vergalhões de aço no Brasil. Esse gráfico é produto de um dos quatro métodos utilizados no trabalho para calcular o sobrepreço.

12 comentários:

  1. muito bom msm esse trabalho! tbm estava sugerido no site da Casa das Garças.
    As vezes a relação com o poder não é só para um Brasil mais competitivo!
    abs,
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vou tentar ler o trabalho. Margens dos bancos, metalúrgicas, picolé na praia... Na lógica de mercado seria um grito para maior abertura comercial, na lógica do governo será usar o BNDES e criar estatais para forçar a concorrência. Com o picolé que meu filho me pede na praia tendo subido de R$3,50 para R$5,00 em 1 ano, vou precisar esperar a estatal do picolé ou uma PicoleX.
    Maradona

    ResponderExcluir
  3. Esse é o verdadeiro programa Brasil Carinhoso.
    Maradona

    ResponderExcluir
  4. E o cara que mama nessa teta, é o guru industrial da "presidenta" e possível ministro! ouch!

    ResponderExcluir
  5. Nenhuma novidade.

    Todos os preços no Brasil elevados. Os preços de roupas, de carrinhos de bebes, de cosméticos, de bebidas, de eletrônicos, de perfumes são elevadíssimos por essa razão a enxurrada de compras nos Estados Unidos.

    Os preços dos veículos é outro absurdo qualquer vizinho ter preços decentes. Para não ir muito longe, compare o preço de qualquer veículo na Argentina com o mesmo veículo no Brasil e vai ver o tamanho da encrenca.

    As razões? As de sempre.

    ResponderExcluir
  6. Se eu entendi direito, a margem é de 26% contra 15% nos EUA, então temos um preço 10% acima por conta da falta de competição. Os outros 40% do sobre preço são impostos?
    Dantas

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parece que o "guru" não esta satisfeito. Além de pleitear aumento da tarifa de importação quer ter demanda cativa de matéria-prima também!!! Os caras não tem limites.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,iabr-ve-escassez-de-sucata-de-ferro-e-defende-taxacao,141651,0.htm

    ResponderExcluir
  9. o sobrepreço não é de 100%?

    ResponderExcluir
  10. Não li o paper, e concordo 100% com a conclusão do sobrepreço por falta de competição. Mas o irônico é que o gráfico não traz evidências pra isso. A associação não é significativa!

    ResponderExcluir
  11. Tenho vários trabalhos sobre o cartel do vergalhão e o guru da Dilma. Quem quiser : rinaldo@tributario.net

    ResponderExcluir
  12. Tenho vários trabalhos sobre o cartel do vergalhão e o guru da Dilma. Quem quiser : rinaldo@tributario.net

    ResponderExcluir