Escritos (não muito sóbrios) sobre economia, mercado financeiro e afins.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Abrindo as contas externas
Atendendo a vários pedidos nos comentários do post anterior:
Update: o Paulo Simões Diniz bem observou, nos comentários, que o gráfico não estava batendo com os números da tabela do BC. Tinha feito com as áreas independentes, não se somando. A versão abaixo já está corrigida. Obrigado, Paulo.
Davila, faz tempo que não vejo esse número... mas não deve ser pequeno, obviamente. Outro estrago grande seria se as taxas das Treasuries começassem a abrir.
O que é esta posição internacional de investimento? A parte de cima não bate com o ativo externo bruto, a parte de baixo não bate com o passivo externo bruto, ambos com base no balanço externo do Banco Central.
Entendi agora sua observação. De fato, do jeito que fiz o gráfico é como se cada abertura fosse independente - seria mais adequado um gráfico de linha. O ativo bruto é $ 722 bi, o passivo, $ 1,45 tri (ambos a soma das áreas do gráfico). Vou arrumar amanhã. Obrigado pela correção!
90% dos motivos de eu visitar seu blog diariamente são os gráficos, continue assim, obrigado!
ResponderExcluirhumnnn qual será o DV01 (e em reais então, meu deus) dessas reservas ?
ResponderExcluirObrigado, anon.
ResponderExcluirDavila, faz tempo que não vejo esse número... mas não deve ser pequeno, obviamente. Outro estrago grande seria se as taxas das Treasuries começassem a abrir.
O que realmente interessa eh divida versus reserva, o resto se ajusta automaticamente em crises, vide IED em 2008.
ResponderExcluirO que é esta posição internacional de investimento? A parte de cima não bate com o ativo externo bruto, a parte de baixo não bate com o passivo externo bruto, ambos com base no balanço externo do Banco Central.
ResponderExcluirA fonte é esta tabela: http://www.bcb.gov.br/?SERIEPIIH
ResponderExcluirEntendi agora sua observação. De fato, do jeito que fiz o gráfico é como se cada abertura fosse independente - seria mais adequado um gráfico de linha. O ativo bruto é $ 722 bi, o passivo, $ 1,45 tri (ambos a soma das áreas do gráfico). Vou arrumar amanhã. Obrigado pela correção!
ResponderExcluir